segunda-feira, 6 de abril de 2009

Digitalização 3D faz a Ponte entre o Trabalho Manual e Digital



A Watermark intoduz todos os anos doze a dezoito novos barcos na Demonstração de Varejistas Existente ao Ar Livre, e ano após ano, a industria honra os kayakss da Watermark. Mais recentemente, o seu barco 88 freestyle ganhou o melhor prémio do ano na revista Outdoor. Os critérios de selecção incluíram conforto, capacidades aéreas, velocidade, predição, controle e estabilidade. Para produzir um barco que sobressaia em todas as categorias é necessario uma combinação de habilidade, experiência e dos equipamentos e tecnologia certos. 
A Watermark desenha os seus barcos recorrendo a instrumentos de desenho digitais e modelos de perícia. Para preencher a lacu- na entre protótipos feitos à mão e dados CAD, a companhia utiliza o scanner laser Konica Minolta Vivid 910 e o software 3D Rapidform de processamento de pontos, para fazer engenharia reversa. Segundo David Maughan, desenhador de produto da 
Watermarkt, “Os nossos instrumentos de engenharia reversa são uma grande vantagem para qualquer barco que estamos a desenvolver.”

O desenho de um novo barco começa em CAD. No mundo digital, a Watermark aplica os seus anos de experiência no desenvolvimento um produto que seja bom e que tenha um bom desempenho. Contudo, experiência, conhecimento e programas de computador não podem predizer o manejo e a estabilidade de um barco. Para refinar o desenho para realização máxima, a Watermark tem de colocar o protótipo de um barco na água.

O protótipo, denominado por artigo, é maquinado numa espuma de grande densidade. A equipa de desenho da Watermark coloca o modelo de tamanho real na água e experimenta remar. O teste realizado permite obter dados para proceder as modificações necessárias. O protótipo é então retirado da água e enviado à modelação, onde o artigo é reformado manualmente. Neste ponto, as modificações do desenho estão nas mãos dos fabricantes de modelos que ajustam os contornos da casca com instrumentos manuais e de enchimento. Depois de repetir os testes e da remodelação, a equipa de desenho tem o barco perfeito. Contudo, o desenho perfeito só existe em modelo físico e não como um modelo de software CAD 3D. Para preencher a lacuna entre o mundo físico e digital, a Watermark utiliza a digitalização 3D para capturar as modificações de desenho do artigo. No passado, Watermark utilizava uma sonda de palpação CMM, que foi montada num braço articulado para capturar as modificações feitas no artigo.

O problema com esse método foi que ele demorou mais do que uma semana para capturar os dados e incorporar as modificações no CAD, alem disso o rigor não nem proximo do scanner laser da Konica Minolta. Devido a constrangimentos de tempo e á operação da sonda de palpação ter de ser manual, a entrada de dados desta foi limitada a algumas centenas de dados de pontos discretos. Com tão poucos dados, o modelo CAD não capturou todos os contornos subtis feitos á mão pelos fabricantes do modelo. Isto produziu formas genéricas que descartaram muitas das alterações realçadas na sua realização. Necessitando de uma solução mais rápida e precisa, a Watermark escolheu o scanner laser Konica Minolta Vivid 910 e o software RapidForm da INUS Technology. Esta combinação resultou no desejado preço/desempenho com um processamento de dados mais rigoroso e mais exactidão na captura das modificações. Segundo Maughan, “Não pretendemos que o desenho dos nossos barcos seja ditado pelo que o software possa fazer. Com o RapidForm temos o controle por cima do resultado final.” 

Mais informações: http://www.paraglobal-3d.com/PDF/Kayak.pdf

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